Jimmy ficou velho

On 6 de dezembro de 2013 by Max Valarezo

A razão pela qual James Stewart não havia envelhecido para mim foi minha pura falta de curiosidade. A primeira vez que o vi foi durante umas férias do colégio, quando a Blockbuster tinha algo incrível chamado MoviePass (ou algo parecido), uma carteirinha para que o cliente alugasse quantos filmes pudesse durante 30 dias após pagar R$ 50. Minha mãe, meu irmão e eu aproveitávamos então para pegar todo tipo de filme. Assim, certa vez, escolhemos A Felicidade Não Se Compra (Frank Capra, 1946), estrelado por Stewart.

Com o passar do tempo, o astro me apareceu mais vezes: fosse em versão mais grisalha nos filmes do Hitchcock, como Janela Indiscreta (1954), O Homem Que Sabia Demais (1956) ou Um Corpo Que Cai (1958), ou na versão mais jovem, como em Núpcias de Escândalo (1940).

Apesar de ter admirado a atuação de Stewart desde o começo (com o jeito semi-divertido, semi-reclamão e a personalidade forte que imprimia nos personagens), nunca me empenhei em pesquisar sobre a vida do ator. Para mim, lá estava ele, sempre na tela, um eterno adulto.

Até que, na semana passada, após assistir a Núpcias de Escândalo, me vi surpreendido com a juventude que ele apresentava. Muito diferente do já quarentão dos filmes de Hitchcock. E então percebi que não fazia ideia se ele ainda estava vivo. Após alguns segundos de pesquisa, descobri, que Jimmy nos deixou em 1997. Mas isso não foi suficiente, eu precisava saber como era o Stewart velho. E encontrá-lo em versão 80 anos de idade foi mais impactante do que eu imaginava.

 

Ol' Jimmy

Afinal, por anos e anos, o ator me permaneceu como o adulto dos filmes que vi. E esbarrar com um vídeo dele aos 80 anos, sem observar as idades intermediárias entre os dois estados, foi assustador. Sem dúvida, o mesmo efeito seria produzido caso um viajante no tempo viesse do futuro e me mostrasse a foto de um amigo meu em sua versão velha. Com James Stewart não foi como minha relação com Paul McCartney, cuja evolução temporal acompanhei desde pequeno, vendo o músico em todas versões de idade, por exemplo.

Mas após a surpresa, veio a satisfação em ver o ator como um senhor bem humorado e lúcido. O antigo conhecido ficou velho sim, mas o fez muito bem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *