Novo Rock N’ Roll Velho #1: The Beach Boys

On 22 de novembro de 2012 by Max Valarezo

Uma das formas mais comuns de reclamar sobre música é apontar que não se faz mais rock como antigamente. “Não existe mais criatividade”, “o verdadeiro rock era o Led Zeppelin”, etc. Bom, para esses nostálgicos, talvez se possa dizer que 2012 foi um ano bem generoso, com renomadas (e antigas) bandas lançando material inédito. Algumas o fizeram com grande repercussão, outras nem tanto. Umas hoje têm formações muito diferentes daquelas que as consagraram, outras se mantém quase intactas. Confesso que não sabia que alguns desses dinossauros ainda estavam na ativa, e, conversando com alguns amigos, percebi que, mesmo gostando bastante dessas bandas, eles não ficaram sabendo dos novos álbuns.

Por isso, decidi fazer uma série de posts pra falar sobre cinco desses veteranos que lançaram material novo em 2012, aproveitando para descobrir, durante a pesquisa, como é que elas estão hoje e ver o que mudou na carreira deles nos últimos anos, além, é claro, de falar sobre o mais recente trabalho do grupo. Pra começar, escolhi The Beach Boys e seu “That’s Why God Made The Radio”

Esperado Retorno

Uma das bandas mais importantes para a história do rock, os Beach Boys surgiram na década de 1960, tornado a surf music extremamente popular . Os estadunidenses conseguiram não apenas rivalizar com os Beatles em venda diversas vezes, mas também influenciaram o trabalho do quarteto de Liverpool como poucos o fizeram (é fato conhecido que Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band surgiu dos esforços em superar o clássico álbum Pet Sounds, dos Beach Boys). Ao longo dos anos, a banda foi se desintegrando e reformando, com o líder Brian Wilson tendo saído e retornado ao grupo mais de uma vez. Mas em 2012, os músicos decidiram realizar a tão esperada reunião para celebrar os 50 anos dos Beach Boys. Assim, o grupo lançou o primeiro disco com material inédito desde 1992, com sua formação original quase completa: dos cinco primeiros integrantes, estão Brian Wilson, Al Jardine e Mike Love. Os outros dois, Carl e Dennis Wilson, irmãos de Brian, já morreram. Em seus lugares, estão Bruce Johnston e David Marks, músicos que já fizeram parte da banda antes, servindo de substitutos de Brian Wilson e Al Jardine em diferentes ocasiões.

Da esquerda pra direita: Bruce Johnston, Al Jardine, Brian Wilson, Mike Love e David Marks

O novo disco foi bem recebido pela crítica, em geral. Em That’s Why God Made The Radio, a banda retorna com aquilo que os tornou famosos: as melodias vocais meticulosamente harmonizadas e as letras sobre praia e relacionamentos. Brian Wilson não consegue mais cantar os agudos que conseguia na juventude (Jeff Foskett, guitarrista de apoio, é o responsável por essa tarefa agora), mas a sonoridade ainda é basicamente a mesma que se vê nos melhores discos do grupo. Sem contar que o álbum tem o mérito de trazer o que é, pra mim, uma das canções mais bonitas já escritas pelos músicos: From There to Back Again. 

Junto com o novo CD, veio também uma turnê pelos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia, que durou apenas seis meses (temos que lembrar que eles são agora senhores na casa dos 70 anos de idade, afinal). Mas, para a alegria de quem não pôde comparecer aos concertos, a banda anunciou recentemente que um DVD com o registro ao vivo das apresentações da turnê de reunião será lançado. Vale a pena pra ver que, apesar da idade, eles ainda conseguem fazer um som legal. As vozes já não têm a mesma firmeza e precisão técnica? Sem dúvida. Mas, ainda assim, vale a pena.

Para entender melhor o último trabalho da banda e as histórias por trás dele, recomendo o excelente texto publicado na Rolling Stone Brasil este ano: Na Onda Eterna, por Paulo Cavalcanti. Além, é claro, de ouvir álbum em si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *